Bar ou Boteco?

Uma pergunta que não quer calar: qual a diferença entre o boteco e o bar?

Segundo o Wikipédia o boteco, ou botequim, é o local onde se comercializa bebidas alcoólicas, servindo de encontro entre "boêmios", onde se procura uma boa bebida, petiscos baratos e uma conversa sem compromisso. O bar é um estabelecimento comercial em que se servem bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Além disso, em geral, são servidos petiscos e outras iguarias.

Na visão de Eduardo Maya, criador do evento Comida di Buteco, boteco é um estabelecimento familiar, aonde os proprietários exercem praticamente todas funções operacionais. O pai está no caixa, a mãe está na cozinha preparando petiscos e os filhos atendendo os clientes. Por outro lado, o bar é uma empresa que tem gerente, cozinheiros, garçons e etc. O boteco tem um quê de romantismo, o bar é um negócio.

Já para Fabrício Carlesso, do blog Petisco Velho, o que define se o local é um bar ou um boteco não é mais o nome e sim o visual, o ambiente, a qualidade e o tipo de pessoa que o frequenta.

De acordo com Carlesso, os bares são mais limpos e bonitos, com músicas variadas e frequentado por diversas pessoas, cada um com seu estilo mas sempre bem arrumados. Normalmente os preços são mais caros que no final das contas acaba compensando. É um lugar muito bom para se divertir e conhecer novas pessoas. Em botecos é comum encontrar pessoas mal vestidas, voltando do serviço, sujas ou aqueles clássicos senhores com a camisa acima da barriga tomando sua cerveja, sua pinga ou seu goró, falando enrolado e alto. O som que rola vem de algum carro, volume alto e tocando os ultimos sucessos de bandas como Calcinha Preta, Dejavú e por ai vai.

Boteco é uma boa opção para quem quer passar algumas horas entre amigos, bebendo e falando sobre mulheres, futebol e carros, ou jogar algumas partidas de sinuca e no final gastar pouco. Bares são ideais para quem quer passar um bom tempo conversando com os amigos e bebendo ou fazer um happy hour com o pessoal do trabalho. Também é legal para quem quer ficar de paquera ou conhecer novas pessoas, conclui Carlesso.





Outras Notícias